Lucretin

Higiene íntima: menopausa

menopausaHigiene íntima: menopausa

especial para sua fase

O que devo saber sobre higiene íntima? Mitos e verdades.

Temida por algumas mulheres e cercada de mitos, a menopausa é um período delicado, mas, ao mesmo tempo, bastante importante e simples se você souber compreendê-lo. Essa etapa se inicia quando os ovários deixam de produzir os hormônios chamados estrogênios, encerrando assim as menstruações e causando várias mudanças no corpo da mulher. Essa carência de estrogênio causa, aos poucos, a diminuição da espessura da vagina, que se torna mais fina e perde sua elasticidade e umidade. Em alguns casos, dependendo da mulher, pode-se ter inclusive, queixas de vagina seca.

Por conta dessas alterações físicas, o meio vaginal se torna mais frágil, deixando a região mais propensa a infecções. Esse transtorno ocorre porque há uma diminuição nos lactobacilos que compõem a flora vaginal e ajudam na defesa contra micro-organismos.

Com a perda da vitalidade vaginal, também podem ocorrer dores durante a relação sexual. Quando isso ocorre, aconselha-se procurar seu médico que, se identificar atrofia na região vaginal, irá indicar tratamentos hormonais para revitalizar os tecidos e fazer tudo voltar ao normal.

Por tudo isso, a higiene íntima é muito importante, diríamos que uma grande aliada para diminuir o risco de infecções genitais e urinárias, tão comuns nessa fase da vida.

A limpeza íntima deve seguir os princípios indicados pelos médicos. O ideal é que ela ocorra de uma a duas vezes ao dia em toda a região púbica, a vulva, o interior dos grandes e dos pequenos lábios, incluindo o vestíbulo vaginal até a membrana do hímen, passando pela região das coxas e da região perianal. É preciso ter cuidado também para evitar a introdução de substâncias na cavidade vaginal.

A lavagem com água associada a produtos de limpeza indicados remove os resíduos que se acumulam no dia a dia e trazem aquela sensação gostosa de conforto. Sabonetes líquidos específicos para a limpeza dos genitais da mulher madura são os mais recomendados. Possuem fórmula hidratante e pH neutro ideal para esta fase. É preciso evitar os tradicionais sabões ou sabonetes em barra que, além de alterarem o pH natural da região, são muitas vezes utilizados por mais de uma pessoa, o que aumenta o risco de contaminação.

Compartilhe esse artigo

Envie para um amigo

Preencha corretamente o formulário.

  • Escolha uma Fase da sua Vida