Lucretin

Outros

Higiene íntima: gravidez

gravidezHigiene íntima: gravidez

especial para sua fase

O que devo saber sobre higiene íntima durante a gravidez?

Sabemos que a gravidez é um momento pra lá de especial na vida da mulher. Nessa fase, todo o corpo feminino passa por mudanças, incluindo seus órgãos genitais, que passam a demandar uma atenção também bastante especial.

Com o aumento dos hormônios durante a gravidez, a vagina se torna mais ácida e algumas infecções podem ser freqüentes e muito incômodas, como é o caso da candidíase vaginal. Toda alteração que chame a atenção e fuja da normalidade, como corrimento, odor, coceira ou sensação de ardor, devem ser levadas ao médico para esclarecimento e, quando necessário, tratamento adequado.

A pele da vulva também passa por modificações, tornando-se mais vascularizada e pigmentada. Mas volta ao normal com o final da gravidez.

É importante lembrar que a vagina, em particular, é bastante sensível. Por isso, a higiene deve ser feita de maneira delicada, sem movimentos grosseiros para evitar traumatismos e machucados na região.

Durante essa fase da vida da mulher, o indicado é fazer a limpeza da vagina com água e produtos de higiene íntima apropriados, evitando assim danos à pele e às mucosas. Sabonetes líquidos íntimos existentes no mercado e desenvolvidos especialmente para essa fase são o mais indicados. Sabões ou sabonetes em barra prejudicam o PH natural da região.

Compartilhe esse artigo

Envie para um amigo

Preencha corretamente o formulário.

  • Escolha uma Fase da sua Vida