Lucretin

Cólicas menstruais

adolescênciaCólicas menstruais

especial para sua fase

Cólicas Menstruais, devo me preocupar?

Grande incômodo para muitas mulheres, a cólica menstrual – aquela dor chata na região do abdômen durante o período de menstruação da mulher – é um fenômeno natural e que não deve causar pânico. Chamada pelos médicos de dismenorreia, palavra de origem grega que significa “menstruação dolorosa”, na maioria das vezes acontece exclusivamente por causa da eliminação dos resíduos da menstruação do interior da cavidade do útero para o interior da vagina.

Vale lembrar que o útero é um músculo e, como tal, está sujeito a momentos de contração e de relaxamento. Durante as menstruações, substâncias são liberadas promovendo contrações intensas das fibras musculares uterinas, o que causa diminuição na irrigação sanguínea com déficit de oxigênio, acúmulo de radicais livres e dor – as temidas cólicas.

O importante é procurar orientação médica para alívio dos sintomas. Em geral, recomenda-se repouso, orientação nutricional, exercícios e medicamentos. Beber bastante água também ajuda a reduzir intensidade das cólicas. Assim como ter refeições leves, com uma dieta rica em grãos integrais, frutas e vegetais e, pobre em sal, açúcar, álcool e cafeína.

Em boa parte dos casos, o médico pode indicar medicamentos que diminuem ou acabam de vez com as dores. Esses remédios são indicados caso a caso, por isso, é importante visitar um ginecologista para saber qual se adapta melhor a você.

Compartilhe esse artigo

Envie para um amigo

Preencha corretamente o formulário.

  • Escolha uma Fase da sua Vida