Lucretin

Mudanças no corpo adolescente

adolescênciaMudanças no corpo adolescente

especial para sua fase

A adolescência. O que acontece nesta fase tão esperada.

A adolescência é a fase em que tudo começa a mudar na vida das meninas: a maneira de ver o mundo, a relação com os amigos e pais e o desenvolvimento do corpo são as principais mudanças desta fase. Tudo fica com um olhar e um sabor diferente, mas a principal mudança característica dessa fase é o esperado crescimento dos seios, um aspecto que comprova que as meninas deixaram a infância e passam agora a ser chamadas de adolescentes.

O rápido crescimento dos seios é o que traz mais ansiedade, mas cada etapa tem seu tempo certo para o amadurecimento do corpo e da mente. Para as meninas, que nessa fase estão tão apressadas para ver tudo acontecer, o importante é ter calma para perceber o que é normal desta etapa. Com a ajuda de uma equipe médica descrevemos abaixo os principais momentos do desenvolvimento do corpo de menina para mulher:

Nos seios, primeiro acontece elevação da auréola e depois a mama começa a se desenvolver. É comum que o surgimento dos seios aconteça primeiramente de um lado, entre oito e treze anos de idade, e depois a outra logo começa a se desenvolver. É importante ressaltar que a irregularidade inicial é completamente normal até que eles estejam completamente desenvolvidos. Em alguns casos, o desenvolvimento não chega completamente ao seu estágio final antes da primeira gravidez. O mais importante é estar sempre atenta e observar se o seio está realmente crescendo. Normalmente, por volta dos 20 anos de idade, as mamas já estão completamente desenvolvidas. E o tamanho sempre varia de mulher para mulher.

Além do crescimento dos seios em etapas ainda podemos verificar o crescimento dos pelos pubianos. Já o corpo vai, aos poucos, mudando sua distribuição de gordura. É nessa fase que a menina começa a acumular gordura na região do quadril, ganhando aos poucos os contornos de um corpo de mulher.

O importante é sabermos que todas as meninas passam por estas alterações e que esta fase é marcada por variações e crescimentos. Cada alteração acontece em seu tempo e cada crescimento da forma mais natural possível. Não há porque se preocupar com os crescimentos irregulares, aos poucos cada alteração mencionada acima passa a se desenvolver harmonicamente com o corpo humano.

Compartilhe esse artigo

Envie para um amigo

Preencha corretamente o formulário.

  • Escolha uma Fase da sua Vida